SUDESTE

SUDESTE

Produzido entre 2007–2010, o documentário “Nos Tempos da São Bento” traz aos hip-hoppers brasileiros e simpatizantes do Hip-Hop a história do Marco Zero do Hip-Hop Nacional, a “Estação de Metrô São Bento”, situada no centro da Cidade de São Paulo…

Dirigido e produzido por “Guilherme Botelho” (DJ Guinho) e co-produzido executivamente pelo “DJ Alam Beat”, com narração de “Paulo Brown” e apresentação de “Dugueto Shabazz”, Nos Tempos da São Bento chega com força total exibindo um Movimento Cultural que surgiu nos idos dos anos 70, no bairro do Bronx, em Nova York e conquistou gerações de jovens em todo o mundo – inclusive no Brasil –, o Hip-Hop.
Protagonizado por dinossauros do Hip-Hop Paulistano como “Mano Brown”, “MC Jack”, “Os Gêmeos”, “Sharylaine”, “Thaíde” e “Nelson Triunfo” (considerado o Pai do Hip-Hop no Brasil), o documentário revela a grande importância que o Hip-Hop exerceu nas vidas de uma geração que não tinha a atenção da sociedade por serem oriundos da periferia.
São Paulo, 1985…
Devido a problemas de enfermidade, “Nelson Triunfo” se afasta das ruas durante algum tempo, deixando a cargo de “Luizinho” e seu irmão, “João do Break” as reuniões dos dançarinos. Em busca de uma acomodação melhor, ambos pegam o box (rádio gravador que gerava a música para a prática dos b. boys) e saem a procura de um espaço aonde pudessem dançar e treinar. De preferência em local coberto para abrigarem-se em tempos de chuva e acomodando também seu público, já que o festival da Praça da Sé (Centro – SP) havia despertado novos adeptos, devido seu espantoso sucesso… Após terem tentado a Estação do Metrô Tiradentes (próximo a Estação da Luz) e serem incompreendidos pela segurança de lá, seguem em destino ao centro da cidade, quando percebem que a estação “São Bento” ofereceria a estrutura necessária para seus encontros. O local é habitado por punks e skatistas, porém, após algumas discussões, começam a conviver harmoniosamente dividindo o mesmo espaço… À partir de então, a estação São Bento passa a ser freqüentada pelas primeiras crews: “Street Warriors” (formada por oriundos da São Bento, Pompéia e Cambucí);Back Spin” (com componentes oriundos do Parque Ibirapuera e Vila Missionária), onde o rapper Thaíde era b.boy e  DJ Hum, mais tarde, faria parte também;Nação Zulu” (com componentes oriundos de Vila Sapopemba, Tatuapé e outras partes da Zona Leste); e “Crazy Crew” (formada por dissidentes da Nação Zulú oriundos de Vila Carrão e outros pontos da Zona Leste)… (trecho do livro Acorda Hip-Hop!, de DJ TR).
E para quem ficou curioso de saber onde a história oficial do Hip-Hop Nacional tem início, não deve perder o lançamento de “Nos Tempos da São Bento”, no dia 18 de junho (sábado), às 14 horas, na Casa Bolivariana (FAFERJ), no Centro. O evento ainda contará com uma grande Roda de Break e Microfone aberto para os MCs
IMPERDÍVEL!!!
Vida Longa ao Hip-Hop Nacional!
DJ TR.
Saiba mais:
Lançamento do documentário Nos Tempos da São Bento
Dia 18 de junho, às 14 horas
Casa Bolivariana (FAFERJ) – Praça da República, 24 – Centro – RJ
Entrada Franca

http://temposdasaobento.blogspot.com


Debates, reuniões e eventos realizados pelas mulheres do Sudeste.



Algumas fotos do evento...












Fotos: Caju e Dinas